Bem-vindo ao nosso guia prático para criar um orçamento pessoal e conquistar o controle financeiro, vamos falar sobre a importância de definir objetivos financeiros.
Defina Seus Objetivos Financeiros: Estabelecer metas financeiras é o alicerce de um orçamento bem-sucedido. Pergunte a si mesmo: O que você deseja alcançar financeiramente? Seja para uma viagem, compra de uma casa ou construção de um fundo de emergência, defina metas realistas a curto, médio e longo prazo.
Lembre-se, metas claras ajudam a direcionar seus esforços e a manter o foco. Seja específico e estabeleça prazos para aumentar sua motivação.
Nesta imagem ilustra bem o que você pode começar a fazer.
Pegue um caderno , calculadora e comece a fazer os cálculos das suas despesas mensais. Pegue seu salário e vai subtraindo as contas.
Exemplo:
Salário= 4500 reais
Conta de luz: 100 reais
conta de água: 70 reais
Internet: 90 reais
Compra mensal:1000 reais
Pegue seu salário e subtraia todas essas despesas, no final você vai ter uma quantidade que sobrou, dali você tira uns 20 % para seu lazer com a família, com o que sobrar você investe em uma reserva de emergência.
Lembrando que as contas e o salário pode variar para mais ou para menos, porém o raciocínio é esse, o maior problema das pessoas que se endividam são esse, elas não sabem para onde está indo o dinheiro, você fazendo isso vai estar na frente de muitas pessoas. Analisar suas receitas e despesas é o alicerce de um orçamento bem-sucedido, ao estabelecer objetivos financeiros sólidos, você cria um mapa para sua jornada financeira.
Se você ainda tem alguma dúvida e necessita de um acompanhamento eu estou a disposição, pode me mandar uma mensagem no whatsapp ou me manda um e-mail que estarei pronto a lhe ajudar o que for preciso.